Compartilhe:

Pecuária Brasileira

Pecuária

A pecuária brasileira corresponde a uma atividade econômica destinada à criação de gado no meio rural, com o objetivo de produzir alimentos para consumo humano e outras matérias-primas, sendo considerada uma das atividades humanas mais antigas.

Certamente antes da agricultura, esse método existe desde o período neolítico, quando os homens já praticavam a criação e domesticação do gado, para obter alimentos. Atualmente, os principais produtos da atividade pecuária brasileira são: carne, leite, ovos, mel, couros, ossos, lã e outros.

A pecuária brasileira ocupa uma posição de prestígio no mundo, pois é considerado um dos maiores exportadores de carnes (bovina e de frango) do mundo.

Tipos de Pecuária

Dependendo da finalidade do produto a ser comercializado, existem dois tipos de pecuária:

De corte: Criação de animais para produção de carne.
De leite: Criação de animais para produção de leite.
Observe que dois tipos de pecuária (de corte e leite) podem ser desenvolvidos por ambos os tipos de pecuária: intensivo ou extensivo.

Suas modalidades

As modalidades pecuárias dizem respeito à forma como os animais são criados, como o uso do espaço e as técnicas utilizadas no manejo dos rebanhos.

Grande porte: a criação ocorre em grandes áreas, daí o seu nome, onde os animais têm liberdade para se deslocar e se alimentar das pastagens disponíveis. A tecnologia utilizada neste método é baixa, assim como o investimento necessário para estabelecer a produção e manutenção. Como resultado, a pecuária intensiva tem níveis de produtividade mais baixos em comparação com a pecuária intensiva.

Intensiva: Ao contrário da primeira, na pecuária intensiva, os animais são criados em confinamento, em condições favoráveis, alimentação equilibrada e interessante, cuidados veterinários necessários e, portanto, atenção à qualidade do produto final. Nesse método, observa-se uso intensivo de tecnologia e mão de obra, além de demanda por alto grau de investimento, o que lhe confere alta produtividade.

Pastoreio nômade: Este método é semelhante ao gado estendido. No entanto, trata-se de um tipo de produção voltada para a subsistência do produtor e de seus familiares, sendo o excedente comercializado nos circuitos comerciais locais.

Sua Importância

A criação de animais para alimentação e peles está presente na história da humanidade há séculos e é importante para a sobrevivência dos grupos humanos. Com o passar do tempo, a importância dessa atividade deixou de ser somente relacionada à sobrevivência, mas passou a ser econômica, o que representa uma importante fonte de renda para as economias locais e nacionais, além de gerar muitos empregos diretos e indiretos.

Os produtos da pecuária, como a carne (principalmente a bovina), o leite e os couros e peles, ocupam lugar de destaque na pauta de exportação de diversos países, como Brasil, Austrália, Argentina, Estados Unidos e Índia.

Agropecuária no Brasil: principais produtos

Dos produtos agropecuários mais importantes do Brasil, destacamos a cana-de-açúcar, café e laranja, dos quais somos os maiores produtores do mundo; soja, tabaco, carne bovina – estamos em segundo lugar internacionalmente; e milho, produto do qual o Brasil ocupa o terceiro lugar em volume de produção anual.

Abaixo, temos uma breve análise da destinação dos principais produtos agrícolas brasileiros:

CANA DE AÇUCAR

A cana-de-açúcar foi a primeira lavoura em larga escala da história agrícola do Brasil, introduzida pelos portugueses no país no período colonial, principalmente com o sistema de plantio na região nordeste. Naquela época, o objetivo da agricultura era produzir açúcar para comercialização no mercado externo. Atualmente, além dessa commodity, a cana-de-açúcar também é utilizada na produção de etanol, cuja importância econômica e política é crescente no contexto geopolítico internacional de combustíveis e fontes de energia.

CAFÉ

O café também foi um dos produtos mais importantes encontrados na história da economia agrícola brasileira, tendo seu auge no final do século XIX e início do XX até a chegada da Grande Depressão de 1929, quando começou a sofrer um certo declínio.

Assim como a cana-de-açúcar, o café é produzido principalmente em médias e grandes propriedades, embora a agricultura familiar seja responsável por aproximadamente 30% de seu cultivo, com apenas 20% das terras cultiváveis ​​do país.

SOJA

A soja é o principal produto da agricultura brasileira, embora o líder mundial em produção seja dos Estados Unidos. É responsável por mais de 9% da balança comercial do Brasil e ocupa a maior parte das terras cultiváveis.

E quanto ao armazenamento?

 

Por fim, o armazenamento da produção agrícola exige investimentos e expansão, para acompanhar o desenvolvimento do setor. Afinal, o armazenamento permite preservar o grão e manter sua qualidade, enquanto o produtor aguarda as melhores condições de comercialização, o que garante competitividade em seu trabalho. Por isso, com uma visão de futuro, a BR INDUSTRIA visa atender o mercado do agronegócio, mantendo a qualidade reconhecida em todas as suas linhas de produtos.

Conheça nossa linha de Tendas para o agronegócio:

Por último, caso tenha alguma duvida fale com um de nossos consultores👇

(84) 99847-9049

Fonte: UOL

Continue navegando

Veja outros posts

Com grande estoque de Tendas Piramidais , conseguimos atender Minas Gerais com rapidez que só a BR Industria fornece.

Tendas Piramidais em Cuiabá

Tendas de alto padrão e construção de qualidade para seu evento, empresa ou uso pessoal, contate um de nossos consultores e adquira a sua

Rolar para cima
Scroll to Top